O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) é uma iniciativa do governo brasileiro que visa proporcionar acesso à moradia digna para famílias de baixa renda.
Ele oferece condições especiais de financiamento e subsídios para facilitar a aquisição da casa própria, contribuindo para a inclusão social e redução do déficit habitacional no país.
O programa oferece benefícios como subsídios para compra de imóvel com valores acessíveis e facilidades no financiamento, por meio de taxas de juros reduzidas.
Além do subsídio e condições de financiamento facilitadas para a compra de imóveis urbanos e rurais, o Minha Casa Minha Vida também conta com parcerias com a iniciativa privada e entidades sem fins lucrativos para projetos de melhoria da infraestrutura urbana, apoio em reformas e adequações de casas de famílias com membros PCDs, entre outros.
O Minha Casa Minha Vida é organizado por faixas de renda. As faixas podem sofrer variações de acordo com a região em que está localizado o imóvel.
Pessoas com no mínimo três anos de contribuição em regime CLT e com contas vinculadas do FGTS também têm condições especiais nas taxas de juros em cada faixa.
Utilize seu FGTS como parte da entrada para a realização do seu sonho. Não é obrigatório ter FGTS para comprar pelo Minha Casa Minha Vida.
Você pode somar renda de até 4 pessoas para aumentar seu potencial de financiamento.
Para aquisição de imóveis pelo Minha Casa Minha Vida, as faixas de renda familiar são de até R$ 8.000,00.
Cada faixa de renda familiar possui um subsídio diferente e contam com as taxas de juros abaixo do mercado e prazos para pagamento maiores do que normalmente é oferecido nos demais financiamentos imobiliários.
Quando há dependentes (de até 3º grau), os subsídios podem até triplicar, podendo chegar a R$ 55 mil de desconto no seu imóvel.
Infelizmente não. A Caixa não aprova financiamento com restrição em nome de algum dos proponentes.
Para realizar uma avaliação para saber se você tem os requisitos para participar do programa, é necessário o envio dos documentos abaixo:
Documentos pessoais (de cada proponente participante):
– Documento de identidade;
– CPF;
– Comprovante de residência atualizado;
– Comprovante de renda dos últimos três meses (como holerite, extrato bancário ou declaração de Imposto de Renda);
– Certidão de nascimento/casamento/divórcio e, se for o caso, comprovante de recebimento de benefício social.
Observação Importante: se for casado(a) oficialmente, é obrigatório enviar a documentação do cônjuge.
Para autônomos, esse é o melhor momento de compra, pois declarando o Imposto de Renda, você transforma sua renda de informal para formal, aumentando seu potencial de financiamento. Fale com nosso corretor que ele te ajudará com esse assunto.
Aqui na WeeHouse você encontra uma enorme variedade de oportunidades de imóveis que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.
Para fazer uma avaliação do Minha Casa Minha Vida, um corretor irá entrar em contato com o cliente para recolher os documentos e cadastrá-lo para a avaliação.
Sempre convidar o cliente para conversar com o corretor para entender melhor o processo e como funciona a compra do imóvel.
Preencha com seus dados e, em breve, um de nossos especialistas irá entrar em contato.